Clube de Compras, afinal quem ganha com isso?
O lojista economiza em propaganda, o usuário ganha desconto e o site leva a metade de tudo. Será que existe o almoço “quase” grátis?
O lojista economiza em propaganda, o usuário ganha desconto e o site leva a metade de tudo. Será que existe o almoço “quase” grátis?
A princípio parece ser o melhor exemplo de sinergia comercial, a essência do ganha3 (ganha ganha ganha).
Mas tem aí escondidos alguns sérios riscos e também grandes oportunidades ainda não visíveis.
Para o lojista jogar a verba de propaganda em cortesias traz novos clientes e divulga a marca em muito menos tempo que levaria a publicidade convencional e o boca a boca.
Para o consumidor é a oportunidade de comprar mais quantidade, qualidade e novidade.
Para o site é a chance de ganhar grandes comissões num mercado que só tende a crescer.
Tudo perfeito, certo?
Nem tanto. O conceito de Clube de Compras é sem dúvida inovador, mas só vai continuar crescendo se seus operadores incorporarem o verdadeiro sentido da internet que é um canal multidirecional de multivias.
Enquanto ainda tiver a cara de um balcão de anúncios o clube de compras não terá desempenhado todo seu potencial e a médio prazo, suas ameaças podem superar as oportunidades.
E os principais riscos são:
· Fidelidade Zero
· Vender Desconto X Vender Valor
· Clube de Mercenários
· Investimento na base do Prejuízo
· Quem é Quem? ou Ninguém é Ninguém!
*Segue no próximo post com "Fidelidade Zero".
Nenhum comentário:
Postar um comentário