segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Clube de Compras, afinal quem ganha com isso?

Clube de Compras, afinal quem ganha com isso?

O lojista economiza em propaganda, o usuário ganha desconto e o site leva a metade de tudo. Será que existe o almoço “quase” grátis?
A princípio parece ser o melhor exemplo de sinergia comercial, a essência do ganha3 (ganha ganha ganha).   
Mas tem aí escondidos alguns sérios riscos e também grandes oportunidades ainda não visíveis.
Para o lojista jogar a verba de propaganda em cortesias traz novos clientes e divulga a marca em muito menos tempo que levaria a publicidade convencional e o boca a boca.
Para o consumidor é a oportunidade de comprar mais quantidade, qualidade e novidade.
Para o site é a chance de ganhar grandes comissões num mercado que só tende a crescer.
Tudo perfeito, certo? 
Nem tanto. O conceito de Clube de Compras é sem dúvida inovador, mas só vai continuar crescendo se seus operadores incorporarem o verdadeiro sentido da internet que é um canal multidirecional de multivias.
Enquanto ainda tiver a cara de um balcão de anúncios o clube de compras não terá desempenhado todo seu potencial e a médio prazo, suas ameaças podem superar as oportunidades.
E os principais riscos são:
·  Fidelidade  Zero
·  Vender Desconto  X  Vender Valor
·  Clube de Mercenários
·  Investimento na base do Prejuízo
·  Quem é Quem?   ou   Ninguém é Ninguém!

              *Segue no próximo post com "Fidelidade Zero".
         

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