domingo, 26 de dezembro de 2010

Riscos 03 - Investimento na base do Prejuízo

Investimento na base do Prejuízo
Pagar pra Trabalhar
Para o lojista vender ofertas produtos abaixo dos custos pode compensar uma certa capacidade ociosa como a cia. aérea que oferece como brinde os assentos vazios ou para o restaurante que tem grandes custos fixos para abrir as portas todos os dias. Mas isso tem que ser bem calculado, pois do contrário o prejuízo é real, além do risco de ter mais bocas livres do que pagantes.
 Veja o caso do Click Shushi que vendeu mais de 8.000 cupons. 
Descontando a comissão e os impostos, sobrou menos de R$ 3,60 por cupom por um rodízio completo de comida japonesa, o que dá um prejuízo de mais de R$ 8 por cliente. 
Resumo da ação: O restaurante ficou lotado por vários meses, mas a um custo de R$ 64.000   e  o Clube de Compras faturou sozinho R$ 72.000.
Será que neste caso para o restaurante não seria melhor ter investido em propaganda convencional junto com um bom Programa de Lealdade?
Contudo o principal risco continua sendo o de não fidelizar clientes, que vão simplesmente buscar a nova oferta.
A idéia de Clube de Compras vai ser revolucionária a partir do momento em que valorizar a Interatividade e a Personalização das Ofertas, gerando oportunidades mais elaboradas como um pacote de hotel com show e atividades, teatro com jantar em restaurante exótico, excursão para uma fazenda com cachoeira e queijos artesanais, oficina de artes, fazer um vídeo e, principalmente ofertas que realmente tenha a ver com os diferentes compradores e que sejam surpreendentemente imperdíveis.

2 comentários:

  1. Carlos, gostei muito do seu ultimo paragrafo onde você diz que os clubes de compra devem agregar valor e não simplemente oferecer uma "oferta irresistível" para induzir as pessoas a comprar por impulso.

    Baseado nisso, fica a pergunta: como balancear uma "oferta imperdível" e uma oferta com um valor agregado de forma que seja ao mesmo tempo atraente e não custe quase o valor normal?

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  2. Oi Cesar,

    Grato por seu comentário e, no embalo da pergunta, quero ressaltar que o principal papel do Clube de Compras é o de aproveitar o imenso potencial da internet em interligar pessoas formando os mais diferentes grupos, de diversas maneiras, nos mais distintos locais.

    Esta será a próxima etapa do Clube de Compras: acrescentar Inteligência Mercadológica junto aos recursos da internet, gerando ofertas que tenham Valor de Verdade e preços reduzidos pelo ganho em escala.

    Quer um exemplo de um negócio aparentemente improvável, mas que pode ser viabilizado por um Clube de Compras Inteligente:

    Tenho um amigo, o Milton, que é pára-quedista. Todo mês ele vai para Boituva SP encontrar seu grupo. É uma galera das mais variadas idades, formações, profissões, religiões, ideais e regiões. Mas ali, naquele momento, eles formam um grupo homogêneo que tem muita coisa em comum, por pelo menos algumas horas.

    O Milton me contou que lançaram nos EUA um super altímetro digital, todo equipado, cheio de coisas, que serve até cafezinho durante o salto e que obviamente é muito caro. Sonho de consumo...

    Agora imagine você se alguém consegue se conectar com todos os pára-quedistas e negociar diretamente com o fabricante. Será que sai uma oferta imperdível?

    Isso é que é Gerar Valor. O Clube de Compras tem a oportunidade de aproveitar o grande potencial da internet e saltar junto.

    Abraço,
    Carlos

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